Livros Indicados

INTRODUÇÃO A GESTALT TERAPIA
Autor: Rodrigues, Hugo Elidio
Vozes, Editora
Obs.:
Este livro pretende ser um manual introdutório à G-T. Apresenta as bases filosóficas e teóricas da disciplina e transcreve vários casos clínicos que servem como base para as afirmações teóricas.
********************
GESTALT DE VANGUARDA (em espanhol)
Autor: Naranjo, Claudio
La Llave, Editora
********************
GESTALT TERAPIA INTEGRADA
Autor: Polster, Erving e Mriam
Summus, Editora
Obs.:
Da autoria de dois dos mais renomados e conceituados gestalt-terapeutas americanos, esta é uma obra que apresenta de forma organizada e sequenciada os principais conceitos da abordagem gestáltica. Trata-se de um livro com numerosos exemplos ilustrativos e descrição de episódios terapêuticos, o que torna sua leitura extremamente agradável.
********************
EGO, FOME E AGRESSÃO
Autor:  Perls, Fritz (Frederick S.)
Summus, Editora
Obs.:
Primeiro livro de Perls, escrito num período de transição, em que já não se indentificava com a psicanálise, e antes de criar a Gestalt-terapia. Perls questiona várias das concepções psicanalíticas da época, tornando o livro um exercício de reflexão. Imprescindível para quem deseja conhecer os primórdios da abordagem gestáltica, bem como suas semelhanças e diferenças em relação à psicanálise.
********************
ESCARAFUNCHANDO FRITZ
Autor:  Perls, Fritz (Frederick S.)
Summus, Editora
Obs.:
Nesta autobiografia, Frederick S. Perls, criador da gestalt-terapia deixa fluir seu foco de consciência e “escreve tudo que quiser ser escrito”. Parte em forma poética, muitas vezes divertido, o livro é um mosaico multifacetado de memórias e reflexões sobre sua vida, bem como um interessante relato de como surgiram as idéias e conceitos que deram origem e fizeram evoluir a gestalt-terapia.
********************
ABORDAGEM GESTALTICA E TESTEMUNHA OCULAR DE TERAPIA
Autor:  Perls, Fritz (Frederick S.)
LTC, Editora
Obs.:
A abordagem geral da Gestalt-Terapia requer do paciente que especifique as mudanças que deseja em si mesmo, ajuda-o a incrementar a sua compreensão de como a si mesmo se frustra e derrota, e auxilia-o a experimentar e a mudar. Os textos são auto-explicativos e constituem uma introdução excelente para quantos se dediquem ao trabalho gestáltico-terapêutico.
********************
GESTALT – UMA TERAPIA DO CONTATO
Autor:  Ginger, Serge e Anne
Summus, Editora
Obs.:
O best-seller francês sobre a gestalt. Um livro claro e documentado, teórico e prático, que se tornou a obra de referência sobre uma terapia que é também uma intervenção psicossocial e educativa, ou seja, uma arte de viver. Destinada tanto ao grande público quanto aos especialistas em ciências humanas e em psicologia.
********************
GESTAL TERAPIA COM CRIANÇAS – Teoria e Prática
Autor:  Aguiar, Luciana
Livro Pleno, Editora
Obs.:
A autora articula ambos os pilares de uma abordagem psicoterapeutica com singular competência.
********************
TEORIA Y TÉCNICA DE LA PSICOTERAPIA GUESTÁLTICA (em espanhol)
Autor:  Fagan, Joen & Shepherd, Irma
Amorrortu, Editora
Obs.:
La famosa afirmación atribuida a Freud: “Mucho habremos logrado si podemos convertir el padecimiento neurótico en infortunio común”, hoy resulta para muchos insuficiente. Las teorías de Maslow, Rogers, Jourard, Berne y otros ofrecen como alternativa frente al padecimiento no el infortunio, sino la alegría de vivir. En esta línea se inscribe la terapia guestáltica por Frederik Perls. Médico psicoanalista, Perls recibió en su formación inicial la influencia de Wilhelm Reich…
********************
GESTALT E SONHOS
Autor: Lima Filho, Alberto Pereira
Summus, Editora
Obs.:
Esta obra visita as origens da Gestalt-terapia e investiga cuidadosamente o desenrolar do trabalho de Frederick Perls, fundador da abordagem, para descrever o método de experimentos com sonhos. Acompanhando passo a passo o raciocínio de Perls, o autor focaliza os critérios que orientam suas intervenções, bem como as pistas que o psicoterapeuta colhe no discurso, no comportamento e nas manifestações expressivas do cliente.
********************
ISTO É GESTALT
Autor:  Stevens, John O.
Summus, Editora
Este livro é uma coletânea de artigos elaborada oito anos após o início da explosão da Gestalt, ocorrida na Califórnia entre 1966 e 1968. Naquela época, Frederick Perls, o iniciador da Gestalt-terapia, trabalhava intensamente em contato com um grande número de terapeutas que vinham de todas as partes dos Estados Unidos para assistir seus seminários e workshops no Esalen Institute. O livro contém artigos do próprio Perls, e de outro nomes expressivos como Wilson Van Dusen, Stephen A. T
********************
PROCESSO, DIÁLOGO E AWARENESS
Autor:  Yontef, Gary M.
Summus, Editora
Obs.:
Um dos trabalhos mais importantes da nova geração de profissioais ligados à Gestalt. O livro é uma coleção de ensaios sobre alguns dos temas essenciais na abordagem gestáltica. São aprofundados alguns aspectos teóricos e, principalmente, abordados temas relevantes relacionados com a prática clínica: diagnóstico, tratamento de distúrbios de caráter, trabalho com grupos etc. Publicada em 1991, esta obra já é considerada pela comunidade gestáltica um trabalho fundamental…
********************
GESTALT TERAPIA
Autor:  Perls, Fritz (Frederick S.); Hefferline, Ralph: Goodman, Paul
Summus, Editora
Obs.:
Considerada a pedra angular da Gestalt-terapia, esta obra foi publicada pela primeira vez em 1951 e reeditada em 1994 para resgatar os fundamentos teóricos sobre os quais se estrutura a Gestalt-terapia. São apresentados os conceitos básicos elaborados por Perls, Hefferline e Goodman que deram origem a toda a literatura posterior e nortearam as técnicas utilizadas na prática gestáltica.
********************
A BUSCA DA ELEGÂNCIA EM PSICOTERAPIA
Autor:  Zinker, Joseph C.
Summus, Editora
Obs.:
Um dos autores mais respeitados em Gestalt-terapia inspira-se em princípios estéticos para propor um método de pensar e atuar em terapia, trabalho que vem realizando há mais de vinte anos. Uma das suas mais valiosas contribuições é a possibilidade de abordar terapeuticamente “sistemas íntimos” – duas ou mais pessoas com relação de proximidade – como extensão de casais e famílias. Apresenta de forma clara e consistente os conceitos que norteiam o trabalho em terapia, descrevendo gener.
********************
A ESTRUTURA DA MAGIA – UM LIVRO SOBRE LINGUAGEM E TERAPIA
Autor:  Bandler, Richard; Grinder, John
LTC, Editora
Obs.:
Este livro foi projetado para oferecer ao leitor um instrumental explícito que irá ajudá-lo a tornar-se um terapeuta mais eficiente. O capítulo 1 mostra que nós não operamos diretamente no mundo em que vivemos, mas, ao contrário, criamos modelos ou mapas do mundo e utilizamos estes mapas para guiar nosso comportamento. Afirma ainda que a terapia efetiva implica alguma alteração no modo como um paciente representa sua experiência.
********************
DESCOBRINDO CRIANÇAS – A ABORDAGEM GESTALTICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autor:  Oaklander, Violet
Summus, Editora
Obs.:
As crianças falam de si mesmas destacando suas posições mediante a experiência do conhecimento. A autora desenvolve um sério estudo sobre o crescimento infantil empregando métodos altamente originais e flexíveis.

TERAPIA GESTALTICA E A INVERSAO DA QUEDA
Autor: Spangenberg, Alejandro
Paulina, Editora
Obs.:
“Este livro mostra o que é Gestalt Terapia, como pode ser experienciada, vivida, ensinada de uma maneira nova e criativa, e com a qual me sinto identificado. Não deixa nada a desejar com relação a muitos textos traduzidos no país pela sua sensibilidade de lidar com temas existenciais, que normalmente não são tratados ou tratados timidamente. O texto nos chama a todo instante para dentro, para meditar, refletir, porque mais do que a teoria do Gestalt, ele revela o coração e a alma de nos.
********************
GESTALT TERAPIA – REFAZENDO UM CAMINHO
Autor:  Ribeiro, Jorge Ponciano
Summus, Editora
Uma tentativa teórica de explicar a Gestalt-terapia a partir das teorias que a fundamentam. Trata-se de uma visão pessoal do autor, ligando teoria e técnicas à prática da vivência em gestalt-terapia, de modo diferente e original. Este livro preenche uma lacuna teórica do movimento gestáltico no Brasil
********************
GESTALT TERAPIA – O PROCESSO GRUPAL
Autor:  Ribeiro, Jorge Ponciano
Summus, Editora
Obs.:
A teoria de gestalt vem sofrendo transformações, enriquecendo-se com novos conceitos e ampliando seu campo de aplicação. Aqui, o autor aplica esta teoria, reformulada, ao trabalho com grupos e analisa sua especificidade, sua resistência e seu processo de cura.
********************
GESTALT TERAPIA EXPLICADA
Autor:  Perls, Fritz (Frederick S.)
Summus, Editora
Obs.:
Fritz Perls, com sua constante inquietação e intransigência, deixa-nos como legado esta síntese genuína de sua grande criação, a gestalt-terapia. O livro apresenta de maneira simples e informal – palestras e sessões gravadas – as idéias nas quais se sustenta a gestalt-terapia. Difícil imaginar algo que nos aproxima-se mais da gestalt-terapia do que o próprio Perls atuando e comentando suas intervenções.
********************
PROCESSO CRIATIVO EM GESTALT TERAPIA
Autor:  Zinker, Joseph C.
Summus, Editora
Obs.:
Nesta obra envolvente, Joseph Zinker apresenta as bases do trabalho criativo em Gestalt-terapia. Com delicadeza e uma linguagem forte e pessoal, convida o leitor a percorrer os caminhos em que arte e psicoterapia se entrelaçam. Sendo ambas dotadas de potencial de transformação, metamorfose e mudança, são também fonte de desenvolvimento e ampliação da awareness. Com a elegante didática que lhe é peculiar, Zinker descreve situações reais que contemplam resolução criativa de conflitos.
********************
PROCESO CORPORAL: UN ENFOQUE GESTALT PARA EL TRABAJO CORPORAL EN PSICOTERAPIA (em espanhol)
Autor:  Kepner, James I.
El Manual Moderno
Obs.:
El libro abrirá nuevos caminos para provocar la emoción y el significado de la persona como un todo. Para aquellos que ya se dedican al trabajo corporal, este enfoque proporciona las bases para una mayor comprensión de la psicoterapia e investigación con este método. Se incluyen también explicaciones de importantes principios de la gestalt para quienes no están familiarizados con este enfoque psicoterapéutico.
*******************
LA VIEJA Y NOVÍSSIMA GESTALT – ACTITUD Y PRÁCTICA (em espanhol)
Autor:  Naranjo, Claudio
Cuatrovientos, Editora
Obs.:
Título Original: The Attitude and Practice of Gestalt Therapy Traducción de Francisco Huneeus. Prólogo de Paco. Peñarrubia: El Autor, conocido psiquiatra humanista, chileno y radicado en España y en EE.UU., ha sido uno de los escritores más sistemáticos sobre la etapa de madurez de Fritz Perls en Esalen. Este es su legado más completo sobre la práctica de la terapia Gestalt y el mundo del desarrollo personal. Una síntesis que combina los principios de esta forma de psicoterapia…
********************
GRUPOS DE ENCUENTRO EN TERAPIA GESTALT (em espanhol)
Autor:  Castanedo Secadas, Celedonio
Herder, Editora
Obs.:
El tema de este libro es el grupo. el grupo de personas y su facilitador; unidos por una aventura fascinante y mágica que conduce al descubrimiento, al crecimiento del potencial humano. sus medios técnicos son las sensaciones corporales, los sentimientos, las fantasías dirigidas y el darse cuenta del significado. esta obra conjuga la reflexión teórica con la experiencia; está repleta de enseñanzas prácticas y de ejemplos. su enfoque principal es terapia gestalt…
********************
GESTALT E GRUPOS
Autor:  Tellegen, Therese A.
Summus, Editora
Obs.:
Esta é a primeira exposição histórico-crítica feita em nosso país sobre a Gestalt-terapia e seus principais conceitos. O livro é útil não só a gestalt-terapeutas mas também a terapeutas de grupo de outras abordagens. Permite confrontar sua experiência como uma reflexão em nível teórico-prático.
********************
PSICOTERAPIA GESTALT: PROCESO Y METODOLOGIA (em espanhol)
Autor:  Salama Penhos, Hector
Alfaomega Grupo Editor
Obs.:
La terapia gestalt es un modelo de psicoterapia que percibe los conflictos y la conducta social como señales dolorosas creadas por polaridades. esta cuarta edición de la obra pionera en la literatura sobre metodología y proceso en gestalt realiza un aporte invaluable y decisivo para esta disciplina, al hacer mas comprensible al lector la información científica del texto, incluye el tema el adicto en el ciclo gestalt de salama. el lector encontrará metodologías de psicodiagnósticos…
********************
A ARTE DE RESTAURAR HISTÓRIAS – O DIALOGO CRIATIVO NO CAMINHO PESSOAL – GESTALT
Autor:  Juliano, Jean Clark
Summus, Editora
Obs.:
Um livros de histórias que fala do ofício de ser terapeuta. A partir de situações existenciais a autora constata como detalhes formam novos padrões, revezando com clareza a perspectiva do terapeuta e a do cliente. Ela revela como idéias, reações, pensamentos e emoções são inseparáveis e se transformam na matéria-prima do trabalho psicoterápico. Uma abordagem criativa que traz uma proposta de diálogo com o leitor baseada na visão gestáltica e na filosofia do diálogo de M.Buber.
********************
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Autor:  Goleman, Daniel
Objetiva, Editora
Obs.:
Aliando o rigor do cientista à experiência humana do psicólogo, o autor examina questões consideradas polêmicas através de uma viagem pelos labirintos da mente humana. Mostrando que o controle das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo, a obra cita exemplos de casos do cotidiano que procuram demonstrar a incapacidade das pessoas em lidar com as próprias emoções, tendo como consequência a destruição de vidas e o abalo de carreiras promissora.
********************
SAPOS EM PRINCIPES
Autor:  Bandler, Richard; Grinder, John
Summus, Editora
Obs.:
Os autores expõem e desenvolvem um novo modelo de comunicação humana e comportamento, iniciado por Virginia Satir e outros. É uma técnica que torna possíveis mudanças muito rápidas e suaves de comportamento e de sentimentos, em diferentes contextos. Este tipo de intervenção resulta em mudanças geradoras, com as quais as pessoas aprendem a criar novos talentos e comportamentos para si mesmas e para outras. A programação neurolinguistica nos traz de novo a habilidade de analisar…
********************
DE PESSOA A PESSOA – PSICOTERAPIA DIALÓGICA
Autor:  Hycner, Richard
Summus, Editora
Obs.:
Partindo da filosofia do diálogo de Martin Buber, esta obra constitui um avanço no campo da psicoterapia dialógica. Entendendo-se esta psicoterapia como a terapia centrada no encontro entre terapeuta e seu cliente ou família, ela pode ser utilizada nas mais diversas abordagens: na análise e no roleplaying entre outras. Uma concepção que incorpora, ao mesmo tempo, a ênfase no aqui e agora e no desenvolvimento do self.

A VERDADE LIBERTA
Autor:  Miller, Alice
WMF Martins Fontes, Editora
Obs.:
As primeiras experiências de ordem emocional deixam vestígios no corpo, são codificadas como informações e influenciam, na idade adulta, na forma de pensar, de sentir e de agir, mas escapam à consciência. Disso resulta freqüentemente um círculo vicioso de violência. Alice Miller mostra, neste seu novo livro, como isso pode ser interrompido, como se pode obter, a partir do conhecimento das emoções da própria história, uma consciência mais profunda.
********************
EL ASISTENTE INTERIOR – LOS MECANISMOS DE LA AUTOCURACION PSICOLÓGICA (em espanhol)
Autor:  Levy, Norberto
RBA, Editores
Obs.:
NO QUEREMOS SENTIR ANGUSTIA, DEPRESIÓN O CUALQUIER OTRA FORMA DE SUFRIMIENTO PERO, ¿CUÁNTAS VECES HEMOS INTENTADO TRANSFORMAR ESAS EMOCIONES EN BIENESTAR SIN QUE LOS CAMINOS ELEGIDOS NOS CONDUJERAN EN LA DIRECCIÓN DESEADA? ASÍ COMO NUESTROORGANISMO TIENE CAPACIDAD DE PRODUCIR LAS SUSTANCIAS QUÍMICAS QUE NECESITA PARA REGULAR SU FUNCIONAMIENTO, EN EL PLANO PSICOLÓGICO TAMBIÉN EXISTE LA CAPACIDAD DE GENERAR LOS REMEDIOS QUE CURAN LOS TRASTORNOS EMOCIONALES.
********************
FRITZ PERLS – AQUI Y AHORA (em espanhol)
Autor:  Gaines, Jack
Cuatro Vientos, Editora
Obs.:
Fritz Perls cobra vida una vez más en esta biografía oral. Compilada a partir de entrevistas a muchos de los que lo conocieron: su esposa, sus hijos, sus amantes, sus discípulos y pares en los inicios del movimiento de Psicología Humanista, este libro presenta una visión kaleidoscópica de este hombre excepcional. …
********************
TERAPIA GESTALT – TEORIA Y PRÁCTICA(Fritz) e UNA INTERPRETÁCION(Baumgardner) (em espanhol)
Autor:  Perls, Fritz e Baumgardner, Patricia
Pax México, Editorial
Obs.:
Terapia Gestalt es el nombre que Fritz Perls le dio a su método de análisis. Legó a la humanidad un método estructurado y selectivo para conocer y restaurar las partes perdidas de nuestra personalidad; una guía que permite a la conciencia analizar y superar progresivamente los sentimientos y conductas negativas para volvernos autónomos, crecer, y aprovechar nuestros vastos potenciales. Escrito en su primera parte por Patricia Baumgardner, destacada discípula de Perls…
*******************
TENHO RAIVA
Autor:  Goldberg, Jane G.
Mercuryo, Editora
Obs.:
Quem já não fantasiou que traía seu parceiro? Qual criança não desejou alguma hora que seus pais morressem? Que mãe ou pai não teve de se conter para não bater no seu filho chorão? Todo relacionamento amoroso, seja entre namorados, esposos ou pais e filhos, contém emoções negativas. O segredo do amor, diz a doutora Jane Goldberg, não está em não admitir a raiva, o ciúme ou a inveja, e sim em reconhecer sua existência e saber como lidar com esses sentimentos de forma construtiva. Quem já não fantasiou que traía seu parceiro? Qual criança não desejou alguma hora que seus pais morressem? Que mãe ou pai não teve de se conter para não bater no seu filho chorão? Todo relacionamento amoroso, seja entre namorados, esposos ou pais e filhos, contém emoções negativas. O segredo do amor, diz a doutora Jane Goldberg, não está em não admitir a raiva, o ciúme ou a inveja, e sim em reconhecer sua existência e saber como lidar com esses sentimentos de forma construtiva.
********************
TORNAR-SE PRESENTE
Autor:  Stevens, John O.
Summus, Editora
Obs.:
A tomada de consciência, ou seja, tornar presente para nós mesmos o que se faz presente à nossa volta, é uma das condições fundamentais do precesso terapêutico. Aqui são apresentados mais de uma centena de experimentos, baseados em gestalt-terapia, e originalmente criados como parte da formação clínica de estudantes de psicologia. Este experimentos percorrem as principais áreas de funcionamente da personalidade em contato consigo mesma, com os outros, com o meio ambiente…
********************
TERAPIA GESTALT – LA VIA DEL VACIO FÉRTIL (em espanhol)
Autor: Peñarrubia, Francisco
Alianza, Editorial
Obs.:
Francisco Peñarrubia, uno de los principales responsables de la introducción de esta terapia en España y referente indispensable para todo profesional de la psicoterapia, trasciende en esta obra de la mera descripción de las técnicas para establecer las bases teóricas que deben alumbrar el trabajo terapéutico. Libro imprescindible para profesionales y estudiantes de la salud mental y de las relaciones humanas, combina el rigor conceptual con la frescura que su autor ha sabido transmitir..
********************
RELAÇÃO E CURA EM GESTALT TERAPIA
Autor:  Hycner, R. e Jacobs, Lynne
Summus, Editora
Obs.:
Os autores ocupam posição de destaque na nova geração de Gestalt-terapeutas. Abordam os problemas relevantes em psicoterapia com abrangência, meticulosidade e profundidade. Fundamentam-se na filosofia de Martin Buber, relacionando a Gestalt-terapia com a psicologia do self e a teoria da intersubjetividade.
********************
INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
Autor:  O’Connor, Joseph e Seymour, John
Summus, Editora
Obs.:
Completo manual sobre essa nova modalidade em psicologia aplicada que tanto tem atraído os profissionais e o público em geral. Por que algumas pessoas são mais bem-sucedidas do que outras? A PNL descreve e analisa as razões e as formas que poderão conduzi-lo até o sucesso.
********************
LA VOZ DEL SINTOMA: DEL DISCURSO MEDICO AL DISCURSO ORGANISMICO (em espanhol)
Autor:  Schnake, Adriana
Cuatro Vientos, Editorial
Obs.:
En compañía de Freud, Perls, Lacan y Dostoievski, la autora, conocida terapeuta chilena, nos muestra lo positivo de nuestro encuentro vivencial con nuestro cuerpo y así quitar la connotación negativa de que lo concreto no tiene relación con lo espiritual o trascendente. Cuando el cuerpo habla, es que algo nos está diciendo. Este es un camino hacia la visión holística del cuerpo y la enfermedad….
********************
SONIA, TE ENVIO LOS CUADERNOS CAFÉ – Apuntes de Terapia Gestáltica (em espanhol)
Autor:  Schnake, Adriana
Cuatro Vientos, Editorial
Obs.:
Escribir es algo que haré hasta el día de mi muerte. Publicar forma parte de una de las grandes renuncias a promesas nunca formuladas pero arraigadas en lo más hondo de mí misma. Todo está dicho y muchas veces escrito. ¿qué podría decir o escribir yo que agregara nada o que justificara el esfuerzo de ordenar mis escritos y el de aquellos que algo han aprendido a mi lado y ahora me querrán leer? No lo sé. No sé si podrá ser un modo de estar entre ustedes y poder quedarme en paz en mi.
******************
ESTILOS NEURÓTICOS (em espanhol)
Autor:  Shapiro, David A
Gaia, Editorial
Obs.:
Cuando el doctor Shapiro decidió escribir este interesante libro lo hizo con la intención de demostrar que todos los síntomas psicopatológicos están «en el carácter» y que, de hecho, guardan correspondencia con la cualidad general de la vida subjetiva, aunque, en principio, muchas veces no lo parezca. A su juicio, era ésta una manera de ver la Psicología que tiene una conceptuación teórica considerable y que puede protegernos de una simplificación excesiva de las causas…
*******************
ORDENS DO AMOR
Autor:  Hellinger, Bert
Cultrix – Editora
Obs.:
Em ‘Ordens do Amor’, o autor convida o leitor a acompanhá-lo no caminho do conhecimentos, onde a compreensão libertadora e saneadora nasce da observação das complexidades do sistema familiar. A partir desse momento, torna-se claro que muitas crises e enfermidade começam a desenvolver-se nos casos em que a pessoa ama sem conhecer as ordens do amor. O conhecimento dessas ordens converte-se, portanto, no ponto de partida para a solução e a cura.
******************
A SIMETRIA OCULTA DO AMOR – Por que o amor faz os relacionamentos darem certo
Autor:  Hellinger, Bert
Cultrix – Editora
Obs.:
Considerado o mais inovador terapeuta contemporâneo e criador da Psicoterapia Sistêmica, Bert Hellinger é especializado no atendimento de pessoas, casais ou famílias que enfrentam situações difíceis. O instrumento básico de Hellinger para ajudar os membros da família a restaurar o equilíbrio é o uso das ‘constelações familiares’, técnica psicoterapêutica que já vem sendo realizada em diferentes culturas e cuja prática, além da cura, traz uma nova luz…